buscar

Veja como cadastrar e ativar sua CNH digital sem ir ao Detran

A CNH Digital é uma versão digital (eletrônica) da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com o mesmo valor jurídico da impressa e sua obtenção é opcional.

Automóveis
4 meses atrás
Veja como cadastrar e ativar sua CNH digital sem ir ao Detran

Com todas as informações da habilitação impressa, o documento poderá ser obtido por meio do aplicativo CNH Digital da Serpro (empresa de tecnologia da informação do governo federal).

O Ministério das Cidades lançou um aplicativo que permite gerar a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) diretamente em tablets e smartphones.

Agora para ter acesso a CNH digital basta que o usuário tenha a CNH mais recente com código QR impresso na parte interna, emitida desde maio de 2017.

Baixar o aplicativo CNH digital

CNH digital
CNH digital

É preciso baixar o aplicativo da CNH digital, o qual se encontra nas respectivas lojas virtuais (Apple Store e Google Play), em qualquer caso ele é gratuito, então cuidado com versões falsas do aplicativo, cujo desenvolvedor foi o Serviço Federal de Processamento de Dados.

Para aceder ao aplicativo será necessário um código de segurança, o qual será enviado pelo Detran após a inscrição feita pessoalmente pelo motorista. Por último, o usuário deve criar uma senha de 4 dígitos para ter acesso ao documento da CNH digital.

A versão digital, segundo o Ministério das Cidades, terá o mesmo valor jurídico da versão impressa.

No aplicativo, use a senha de acesso ao Portal do Denatran (o login é seu CPF) e digite o código de ativação. O aplicativo vai pedir a criação de uma senha simples, de quatro números, que você deve digitar sempre que acessar a CNH Digital. Mesmo off-line, ou seja, sem internet, será possível acessar a habilitação no seu telefone celular.

Situações

Sua CNH tem o QR-Code, mas você não tem o Certificado Digital (e-CPF)

Você deve ir a uma unidade do Detran.SP para efetuar presencialmente seu cadastro e solicitar a CNH Digital posteriormente no aplicativo do governo federal.

Sua CNH tem o QR-Code e você tem o Certificado Digital (e-CPF)

Você deve fazer o cadastro no Portal de Serviços do Denatran. Na página de serviços, no menu “Usuário” clique em “Cadastro”. Feito isso, será enviado um e-mail para ativação. Após a confirmação, entre com login (CPF) e senha. Complete as informações pessoais no menu “Usuário” e opção “Meus dados”, informando CNH, número de segurança da CNH (que fica no verso) e o número do celular. No menu CNH Digital, efetue a adesão clicando no link “Ativação”. Quando finalizar o processo, você receberá um SMS no seu telefone celular e poderá fazer o download da CNH via aplicativo.

Sua CNH não tem QR-Code

Você deve solicitar primeiro a 2ª via do documento (veja como solicitar aqui). Se não tiver Certificado Digital (e-CPF), vá a uma unidade do Detran.SP. Lá, você cadastrará e-mail e número de celular para registro na base de dados do Denatran, o que permitirá pedir a CNH digital após a emissão da CNH impressa com QR-Code. Ao finalizar o processo, você receberá SMS informando que poderá realizar o download da sua CNH via aplicativo.

*Com informações do DETRAN-SP

Vendas do Novo Corolla 2020 superam expectativas da montadora
A 12ª geração do veículo mais vendido do mundo estreou no País como um divisor de águas na indústria automotiva brasileira. Pela primeira vez na história, um veículo...
Jeep Compass chega como um SUV de respeito
O Jeep Compass está com a linha 2020 à venda nas 191 concessionárias da marca ao mesmo tempo em que acumula mais uma conquista, depois de ser o SUV mais vendido no mercado...
Não fez recall? Agora vai ficar registrado no documento do veículo
A nova regra começou a vigorar no dia 1 de outubro de 2019. Havendo a falta de recall no prazo de um ano, haverá uma anotação da ausência no Certificado de Registro e...
Conheça a Tarok, a nova picape da Volkswagen
Paralelamente as SUVS, o mercado de caminhonetes também vem crescendo cada vez mais no mundo. De olho nas mais diversas oportunidades desse mercado (principalmente no Brasil), a...
Honda NC 750X 2020 chega com novos grafismos
Visando ampliar sua dominância em seu segmento, a Honda anunciou a linha 2020 do modelo NC 750X, que chega ao mercado trazendo algumas alterações que podem ajudar a impactar as...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...