buscar

Start / Stop economiza combustível?

Existem muitas dúvidas relacionadas a esse novo sistema que já vem embutido em diversos carros modernos. A principal questão é, será mesmo que o sistema de start e stop economiza combustível? Essa é a pergunta que não quer calar.

Automóveis
1 mês atrás
Start / Stop economiza combustível?

Atualmente diversas ferramentas estão sendo desenvolvidas para otimizar o funcionamento do carro, como economizar combustíveis, trazer ampla visão, aumentar a potência, equilibrar o gasto de energia, manter um bom funcionamento do motor entre muitas outras funcionalidades.

Antes de esclarecermos essa dúvida, é preciso entender o que é esse sistema e qual é o seu principal objetivo, além de como o seu funcionamento acontece. Vamos conhecer essa nova ferramenta e entender todas essas questões.

O que é o sistema Start/Stop?

Ele basicamente desliga o motor quando o carro está parado em um semáforo por exemplo, então os outros sistemas de segurança como airbags, e outros itens continuam em sua funcionalidade normalmente.
Ele basicamente desliga o motor quando o carro está parado em um semáforo por exemplo, então os outros sistemas de segurança como airbags, e outros itens continuam em sua funcionalidade normalmente.

Essa ferramenta foi desenvolvida com o objetivo de economia de combustível, ou seja, ela visa “parar/desligar” o motor quando ele não está em seu pleno funcionamento (quando o carro está parado), essa parte seria denominada o “stop” do sistema.

Ao captar algum tipo de acionamento de aceleração do veículo, seria acionada o modo “start”, assim o motor voltaria a funcionar normalmente. Esses dois modos se acionam automaticamente, de acordo com a percepção de uso.

Ele basicamente desliga o motor quando o carro está parado em um semáforo por exemplo, então os outros sistemas de segurança como airbags, e outros itens continuam em sua funcionalidade normalmente.

O que tem de diferente em carros com a nova ferramenta de Start/Stop?

Os modelos dos carros novos possuem uma bateria diferente, mais incrementada, pois o motor precisará dar mais partidas. Um motor comum, talvez não aguentaria tanta tecnologia, pois além disso, existe uma série de sistemas como algumas válvulas, velas, entre outras coisas que também precisam ser muito bem estruturadas.

Os fabricantes afirmam que além da bateria suportar ainda mais partidas, ela pode apresentar uma maior durabilidade, chegando a ser 3 vezes maior do que a comum, isso explica também o fato delas serem um pouco mais caras que o habitual.

Como essa ferramenta de Start/Stop não depende só do motor e sim de outros componentes, é indicado que a revisão do carro seja feita mais frequentemente, e não quando acontecer algum problema ou um sistema falhar.

Quais são os principais objetivos desse sistema?

O Uno foi o primeiro modelo nacional a contar com a tecnologia start-stop divulgação/Fiat    Leia mais em: https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/descubra-o-que-e-mito-e-o-que-e-verdade-a-respeito-do-sistema-start-stop/
O Uno foi o primeiro modelo nacional a contar com a tecnologia start-stop divulgação/Fiat
Leia mais em: https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/descubra-o-que-e-mito-e-o-que-e-verdade-a-respeito-do-sistema-start-stop/

O principal objetivo dessa ferramenta é a economia de combustível, além de ser um sistema inovador que promete emitir menos gás carbônico na atmosfera, assim preservando toda a natureza. Alguns especialistas e fabricantes dizem que essa economia pode chegar a aproximadamente 19%.

Isso seria uma grande vantagem, pois considerando que muitos motoristas passam um período de tempo presos em congestionamentos com o carro ligado, isso seria um malefício, gastando combustível sem ter a necessidade.

Um outro ponto observado é que alguns ruídos do motor se mostram bem diminuídos, ou seja, o barulho não é tão alto e não chega a incomodar o motorista e passageiros do veículo.

A pergunta que não quer calar: Funciona mesmo?

O sistema em si funciona muito bem e atende as aos objetivos propostos. Tudo depende de pra que você irá usar o carro, então se você passa a maior parte do tempo em percursos que não possuem um período de parada, essa ferramenta acabará funcionando pouco.

Se você usa o carro para trabalhar em cidade grande com um congestionamento maior, esta ferramenta iria funcionar super bem para você, como falamos acima, de acordo com alguns especialistas, ele pode chegar a economizar até 19%, colocando isso na ponta do lápis, é uma grande economia.

Então tudo depende da utilidade do seu veículo, às vezes de você mal utiliza, não compensaria comprar um carro com essa tecnologia, mas sim com inovações investidas em outros sistemas por exemplo.

Em comemoração ao 45º aniversário do Golf GTI Volkswagen lança o exclusivo Golf GTI Clubsport 45 com 300 cv
Por dentro, a versão comemorativa possui o mesmo painel frontal do GTI Clubsport, porém com um divisor mais elevado. Os bancos são esportivos premium com o emblema 45 e as...
É possível reciclar baterias de carros elétricos?
Jörg Zimmermann, do Instituto Fraunhofer para Ciclos de Reciclagem e Estratégia de Recursos (IWKS), na Alemanha, relata que: “Os maiores desafios não estão apenas na...
Novo SUV elétrico da Chevrolet será família Bolt
Por fim, ambos modelos contam com novo cabo duplo de recarga que aceita as voltagens de 120 V ou 240 V, que elimina a necessidade de uma solução à parte nas residências. Com...
A nova versão do Cruze Sedan
A versão LT vem com direção elétrica progressiva, seis airbags, sistema de freios com ABS, sistema de distribuição de frenagem ("EBD") e assistência de frenagem de...
Yamaha MT-07 é ágil, potente e com o torque brutal
Os pneus agora são Michelin Road 5, que oferecem manuseio esportivo e seguro, especialmente em pistas ruins e escorregadias, além de permitir um menor desgaste. A suspensão usa...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...