buscar
´

Regras para ter placa preta

Se você é um apaixonado por carros antigos e de sua representatividade e destaque nos dias atuais, com toda certeza já ouviu dizer da famigerada placa preta. Esta placa nada mais é do que uma placa destinada para veículos de colecionador com o fundo preto e letras brancas que é concedida apenas a carros específicos.

Automóveis
3 semanas atrás
Regras para ter placa preta

Sabendo que esta placa é o “santo graal” dos carros de colecionadores no Brasil, fica então aquela dúvida? Será que meu carro antigo consegue a placa preta? O que é necessário para que um veículo tenha a honra de recebe-la? Aqui vamos tirar todas as dúvidas.

Sonho dos colecionadores

Para um colecionador de carros, ter um veículo com a placa preta representa muito mais do que apenas uma mudança na estética da identificação do veículo, mas também representa o quanto aquele carro foi bem cuidado durante sua vida e, a partir do emplacamento com a placa preta, passou a ser um patrimônio histórico do mundo automotivo brasileiro.

Chevrolet Opala Sedã 1975 (foto: Luciano Meirelles / Flickr)
Chevrolet Opala Sedã 1975 (foto: Luciano Meirelles / Flickr)

Com toda certeza, você já deve ter ouvido dizer que carros com placa preta só podem circular aos finais de semana e feriados, certo? Mas fique tranquilo caso queria ter um carro com placa preta pois isso não passa de uma mentira. Ou até mesmo que carros com placa preta não pagam imposto, mas neste caso pode até ser verdade, pois o pagamento de tributos varia muito de estado para estado.

Mas a adoração pelas placas pretas pode ultrapassar os valores emocionais e começar a atingir os comerciais uma vez que as placas pretas atraem mais olhares de compradores que, consequentemente, se depõem a pagar mais dinheiro por um veículo por conta de sua exclusividade e representatividade.

Pré-requisitos para a placa preta

Se você tem um veículo antigo e quer saber se ele já pode ser um aspirante a placa preta, preste atenção nos itens a seguir.

Qualquer tipo veículo pode ser considerado um candidato a placa preta, porém existem uma série de exigências para que a placa seja concedida: O veículo precisa ter 30 anos ou mais desde sua fabricação, possuir 80% de componentes originais e 70% de estado de conservação (não adianta nada o carro ser todo original porém em péssimo estado de conservação e vice-versa), manter a cor original do veículo, não ter modificações mecânicas e ter itens de segurança (estes não necessariamente precisam ser originais).

Como solicitar a placa preta?

Você tem um carro que cumpra todos estes requisitos e tem o interesse de colocar a placa preta em seu veículo? Aqui vamos mostrar o que é necessário fazer para conseguir este icônico item para carros clássicos.

Veículo com Placa Preta, que indica que é veículo de coleção e tem preservada suas características Originais (B.corrales86 / Wikimedia)
Veículo com Placa Preta, que indica que é veículo de coleção e tem preservada suas características Originais (B.corrales86 / Wikimedia)

Primeiramente, você deve encontrar algum local aonde a avaliação do veículo possa ser feita (contanto que seja credenciado pelo DENATRAN) e aguardar o processo de avaliação. A certificação tem duração de 5 anos e seu preço varia entre 1.000 e 1.500 reais.

Com a certificação em mãos, basta agora se direcionar ao DENATRAN e solicitar sua placa preta, que contará com a mesma identificação da placa antiga, porém desta vez com um retoque de fineza, demonstrando a todos o quão bem cuidado foi (e continua sendo, afinal, é um veículo de coleção) o carro!

*Com informações do AutoPapo, Wiki, FBVA – Federação Brasileira de Veículos Antigos e iCarros.

Vendas do Novo Corolla 2020 superam expectativas da montadora
A 12ª geração do veículo mais vendido do mundo estreou no País como um divisor de águas na indústria automotiva brasileira. Pela primeira vez na história, um veículo...
Jeep Compass chega como um SUV de respeito
O Jeep Compass está com a linha 2020 à venda nas 191 concessionárias da marca ao mesmo tempo em que acumula mais uma conquista, depois de ser o SUV mais vendido no mercado...
Não fez recall? Agora vai ficar registrado no documento do veículo
A nova regra começou a vigorar no dia 1 de outubro de 2019. Havendo a falta de recall no prazo de um ano, haverá uma anotação da ausência no Certificado de Registro e...
Conheça a Tarok, a nova picape da Volkswagen
Paralelamente as SUVS, o mercado de caminhonetes também vem crescendo cada vez mais no mundo. De olho nas mais diversas oportunidades desse mercado (principalmente no Brasil), a...
Honda NC 750X 2020 chega com novos grafismos
Visando ampliar sua dominância em seu segmento, a Honda anunciou a linha 2020 do modelo NC 750X, que chega ao mercado trazendo algumas alterações que podem ajudar a impactar as...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...