buscar
´

Porsche investe em novas baterias de alto desempenho e tecnologia

A marca Porsche está sempre inovando seus materiais e equipamentos, de modo que apresentem uma alta eficiência nos seus veículos e produtos, e agora o investimento está em fábricas de células que produzam essa bateria com um alto desempenho.

Automóveis
4 meses atrás
Porsche investe em novas baterias de alto desempenho e tecnologia

Em conjunto com a empresa Alemã que fabrica baterias – Customcells, estão sendo trabalhadas, novas baterias tecnológicas chamadas de Cellforce, visando alimentar os carros elétricos. Todos esses processos de fabricação estão sendo desenvolvidos no Centro de Desenvolvimento de Weissach, na Alemanha.

Com essa novidade e desenvolvimento, será muito importante para estudos e pesquisas, de como introduzir a tecnologia eletrificando todos os veículos, além disso, poderemos ver claramente as diferenças na economia e na saúde do nosso ambiente, vamos entender mais!

Um futuro de carros elétricos

O mais novo passo na ofensiva elétrica (à esquerda): Michael Steiner, Membro do Conselho de Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche AG, Boris Palmer, Prefeito da Cidade de Tübingen, Torge Thönnessen, diretor administrativo da Customcells Itzehoe GmbH, Winfried Kretschmann, Ministro Presidente de Baden-Württemberg e Oliver Blume, CEO da Porsche AG
O mais novo passo na ofensiva elétrica (à esquerda): Michael Steiner, Membro do Conselho de Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche AG, Boris Palmer, Prefeito da Cidade de Tübingen, Torge Thönnessen, diretor administrativo da Customcells Itzehoe GmbH, Winfried Kretschmann, Ministro Presidente de Baden-Württemberg e Oliver Blume, CEO da Porsche AG

Diversas empresas, não só do ramo automobilístico, mas de várias outras áreas, estão começando a investir em projetos zero carbono para médio e longo prazo, a fim de ajudar ao planeta, poluindo menos o ambiente, e consequentemente também cuidando da nossa saúde.

Portanto em um futuro não tão distante, poderemos estar lidando apenas com veículos elétricos, onde desde a etapa de fabricação de equipamentos, até o seu funcionamento será menos prejudicial a nossa economia, biodiversidade e saúde.

Além disso, conforme a tecnologia avança, temos que aproveitar as eficiências que ela nos traz, e a Porsche já deu a iniciativa, investindo nas baterias de alto desempenho.

Como começou esse projeto?

Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo - Night Blue Metallic (S-GO 757E)
Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo – Night Blue Metallic (S-GO 757E)

As ideia era o desenvolvimento em uma bateria de ion-lítio para os veículos futuros, com base em tecnologia, química e sustentabilidade, esses conceitos surgiram por meio da P3 Group, que em 2019 já entrou com pedido de financiamento com a Customcells, em parte do projeto Europeu IPCEI Eubatln, que se baseia nesses mesmos processos das baterias.

Nesse meio tempo, a Porsche entrou no projeto como parceira e colaboradora. Atualmente, a P3 atua em uma parte de consultoria, intermediando a marca, com o centro de desenvolvimento e a fabricante de baterias.

A Porsche e a Customcells, tiveram contratos assinados em 21 de maio de 2021, onde já deram início ao projeto, e agora trabalham juntas para desenvolver essa nova tecnologia.

“A célula de bateria é a câmara de combustão do futuro. Como uma nova subsidiária da Porsche, a Cellforce Group será fundamental para impulsionar a pesquisa, o desenvolvimento, a produção e as vendas de células de bateria de alto desempenho,” diz Oliver Blume, Presidente do Conselho Executivo da Porsche. “Esta joint venture nos permite nos posicionar à frente, na corrida mundial, pelo desenvolvimento da célula de bateria mais potente e torná-la o elo entre a experiência de direção inconfundível da Porsche e a sustentabilidade. É assim que moldamos o futuro do carro esportivo.”

A iniciativa

A marca está bem empenhada no projeto, esperando feedbacks positivos em um curto e médio período, segundo palavras do CEO da Porsche, Oliver Blume: “A célula de bateria é a câmara de combustão do futuro. Como uma nova subsidiária da Porsche, a Cellforce Group será fundamental para impulsionar a pesquisa, o desenvolvimento, a produção e as vendas de células de bateria de alto desempenho.”

Portanto, em notas da empresa, essa é uma forma que eles veem de estar a frente nesse projeto mundial, e que ele possa servir de exclusividade da Porsche, a tornando cada vez mais sustentável. Eles acreditam que esse projeto pode impulsionar o futuro dos veículos esportivos.

Como falamos acima, além do impulsionamento para uma nova realidade no ramo automotivo, a ideia também é chegar ao ponto máximo de sustentabilidade, pretendendo tornar esses equipamentos neutros em carbono até 2030.

“A Porsche foi fundada como um escritório de engenharia e desenvolvimento em Stuttgart, em 1931. Até hoje, você não pode comprar a tecnologia que está no “coração” de nossos carros esportivos de alto desempenho. Nós mesmos a desenvolvemos,” afirma Michael Steiner, Membro do Conselho Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche. “É por isso que é lógico que desenvolvamos e construamos a tecnologia-chave do futuro, a célula de bateria, nós mesmos. É igualmente lógico que primeiro testemos esta nova alta tecnologia no mais competitivo dos ambientes: o automobilismo. Nosso carro esportivo elétrico Taycan também recebeu melhorias importantes e as principais características técnicas de pistas de corrida do vencedor da Le Mans, o Porsche 919 Hybrid.”

As baterias de alto desempenho

Panamera Turbo S E-Hybrid - Carrara White Metallic
Panamera Turbo S E-Hybrid – Carrara White Metallic

As novas células dessa bateria são trabalhadas em cima d sílico, que serve de material para o ânodo. Ela entregará as mesmas funções, a diferença é que a densidade de sua potência pode ser maior, comparada as baterias vendidas atualmente.

Com essa nova química, tamanhos menores de bateria podem chegar a entregar maiores potências e melhor desempenho ao veículo, e com isso, ela utilizará menos “energia” em seu processo de renovação, e proporcionará um carregamento mais rápido.

Um outro fator que é bem interessante dessas novas células, é que elas possuem a capacidade de aguentar temperaturas ainda mais altas, uma característica que ainda não é muito utilizada nas baterias atuais. Portanto, desempenho, alta potência, otimização no processo de renovação, entre outros fatores que citamos acima, já são realidades para esse novo projeto, e em conjunto esses materiais também podem ser fornecidos pela BASF.

E falando na BASF (empresa química líder mundial), foi selecionada para participar do projeto dessas células de bateria. Portanto, como falamos acima, ela será responsável por fornecer materiais como: HEDTM NCM, que apresentam uma alta potência, além disso, ela terá a capacidade de produzir outros materiais com baixa emissão de CO2.

Conheça a nova Honda Biz 2022
Um dos modelos de motocicleta que mais tem feito sucesso nas últimas décadas é a Honda Biz. A prova disso é que ela está em produção desde 1998, quando substituiu a...
CNH Popular retorna no Ceará em 2021
O superintendente do Detran-CE, Maximiliano Quintino, considera que a oportunidade representa muito para os cearenses. “Sabemos que adquirir a primeira habilitação é o anseio...
Por que a gasolina está custando R$ 7 o litro e o preço pode aumentar
Alguns fatores importantes estão impactando negativamente no valor da gasolina, como preço dos impostos, dólar e a desvalorização da nossa moeda. A cada dia, esses valores...
Honda comemora 50 anos no Brasil
A marca Honda completa 50 anos aqui no nosso País, e para essa data não passar em branco, a empresa realizou algumas homenagens comemorativas em relação a essas 5 décadas de...
Cópia do Fusca na China irrita montadora Alemã
Novo hatch totalmente elétrico com o visual parecido com o do famoso Fusca, é lançado na China, e essa produção não agradou muito os fabricantes da grande marca VW, já que...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...