buscar
´

Motoristas profissionais devem ficar de olho na nova lei do exame toxicológico

Uma nova Lei de Trânsito entrou em vigor no dia 12/04/2021, sendo ela de nº 14.071/2020. Ela vem apresentando diversas mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em relação a infrações, validades, exames e outros assuntos também.

Automóveis
3 semanas atrás
Motoristas profissionais devem ficar de olho na nova lei do exame toxicológico
Rovena Rosa/Agência Brasil

As novas Leis de trânsito têm gerado muitas dúvidas na cabeça dos condutores, principalmente nos que exercem atividade remunerada com o veículo, sendo de categoria A ou B, ou as demais que são profissionais, sendo C, D e E.

Vamos entender melhor quais são as alterações importantes e o que você precisa saber do exame toxicológico, como ele funciona, para que serve, qual será a sua validade, qual laboratório deve ser realizado, entre outras dúvidas frequentes. Vamos acompanhar!

O que é o exame toxicológico?

Nova lei adicionou infração de toxicológico ao Código de Trânsito
Nova lei adicionou infração de toxicológico ao Código de Trânsito

Ele é um exame que detecta substâncias psicoativas no organismo do condutor, sendo usadas frequentemente ou não, ou seja, ela pode permanecer no corpo por um bom período de tempo. O toxicológico é dado de modo obrigatório para os condutores de categoria profissional, sendo C, D e E.

Geralmente, ele detecta o uso dessas substâncias que foram consumidas em um período de 90 à 180 dias, essa variação vai depender do tipo da coleta. E falando nela, podemos dizer que o exame é indolor, e basicamente é retirado algumas partículas de pelo da perna, axila, pernas, braços, ou pubianos, e também pode ser feita por retirada de cabelos.

As substâncias psicoativas aparecerão no laudo do exame, com o nome e do lado se testa positivo ou negativo. Em casos positivos, podem ser levados a penalidades de acordo com cada caso, e não terá a renovação da habilitação, sendo inapto no exame médico.

Prorrogação do prazo

Na nova Lei de trânsito, o prazo para a realização do exame toxicológico foi prorrogada, seguindo de acordo com o prazo de validade das CNHs, confira na tabela abaixo:

  • Validade da CNH de Março a Junho de 2021 -> Realizar o exame até 30/06/2021;
  • Validade da CNH de Julho a Dezembro de 2021 -> Realizar o exame até 31/07/2021;
  • Validade da CNH de Janeiro a Junho de 2022 -> Realizar o exame até 31/08/2021;
  • Validade da CNH de Julho a Dezembro de 2022 -> Realizar o exame até 30/09/2021;
  • Validade da CNH de Janeiro a Junho de 2023 -> Realizar o exame até 31/10/2021;
  • Validade da CNH de Julho a Dezembro de 2023 -> Realizar o exame até 30/11/2021;
  • Validade da CNH de Janeiro a Abril de 2024 -> Realizar o exame até 31/12/2021;
  • Validade da CNH a partir de Maio de 2024 -> Realizar o exame a partir de 1º de Janeiro de 2022.

O que muda?

Os motoristas que não estiverem com o exame toxicológico em dia (art. 165-A, caput), ou não apresentarem o mesmo na data da renovação da CNH (art. 165-A, parágrafo único), sofrerão penalidades resultando em infração gravíssima, onde o valor da multa pode chegar até R$ 1.467,35, juntamente com uma suspensão do direito de dirigir válida por três meses.

Motoristas que tem a idade inferior a 70 anos, devem realizar esse exame periódico a cada 2 anos e 6 meses. Caso o condutor tenha mais de 70 anos, deverá ser realizado a cada três anos, juntamente com a renovação da CNH.

O exame toxicológico tem um prazo de validade de 90 dias, sendo necessário apresentá-lo dentro do prazo no caso de renovação da CNH. O laboratório deverá colocar as informações de data e hora da coleta no sistema Renach, em até 24h. E deverão colocar o laudo com o presente resultado em até 15 dias.

Das fiscalizações

As fiscalizações também serão realizadas de acordo com a data da realização do exame, e elas acontecerão a partir do dia 1º de Julho de 2021. E elas ocorrerão a partir do dia 1 de cada mês respectivo a data de validade e realização do exame, disposto nos tópicos acima.

Então por exemplo: Se a CNH tiver validade Março a Junho de 2021, com o prazo do exame toxicológico até 30/06/2021, terá a fiscalização iniciada no dia 1º de Julho de 2021, e assim respectivamente.

É importante que os condutores estejam atentos aos prazos e validades do exame e da carteira, para evitar quaisquer infrações, penalidades e/ou multas.

*Com informações da Agência Brasil e Polícia Rodoviária Federal.

Kawasaki Ninja ZX-10R 2022 tem preço de R$ 97.990
Essa nova versão ganhou 10 mm de entre eixos, iluminação em Leds, pinças novas no sistema de drenagem, além do reservatório de óleo. Foram realizados também alguns...
Chevrolet quer vender mais carros elétricos ampliando rede de concessionárias
Já é um caminho sem volta, o futuro dos veículos é elétrico, tanto pela inovação tecnológica que pede baterias mais potentes, quanto pela sustentabilidade que o mercado...
Novo Citroen Jumper pode ser conduzido com CNH categoria B
Por fim, o motor que equipa o Jumper é o conhecido e premiado 2.0 Turbo Diesel BlueHDi, de 130 cv e 34,7 kgfm de torque, que assegura potência, agilidade e economia. O propulsor...
Rio de Janeiro ganha loja de seminovos da Porsche
Em São Paulo já pode se contar com essa showroom sendo a primeira a se situar no país, e agora, mais novidade do que nunca, ela irá se situar também na cidade do Rio de...
Volvo Cars se torna a primeira empresa neutra para o clima
Grande parte das empresas estão seguindo para esse ramo, em deixar os seus produtos neutros em carbono em até um médio período. Como falamos acima, não é da noite pro dia...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...