buscar

Hyundai vai desenvolver carros elétricos voadores para a Uber

Já faz muito tempo que quando imaginamos um mundo no futuro, rapidamente nos vêm a cabeça as imagens de carros voadores. Em muitos filmes de ficção antigos, víamos datas próximas as quais vivemos onde os carros já voavam.

Automóveis
1 ano atrás
Hyundai vai desenvolver carros elétricos voadores para a Uber

Atualmente, ter carros voadores pode parecer uma grande utopia. Você já pode pedir um helicóptero pelo Uber em alguns lugares pelo mundo, mas eles pretendem ir além. Utopia essa que os sul-coreanos da Hyundai preferem ignorar e irem com tudo para desenvolver, em parceria com a Uber, um veículo que além de voador seja elétrico.

O projeto

Durante a CES 2020 (Consumer Electronics Show) desse ano, a Hyundai apresentou ao mundo um veículo um tanto quanto particular. Batizado de S-A1, o protótipo é de um carro voador movido a energia elétrica e que será utilizado para viagens da Uber.

Com seus 10,7 metros de comprimento e 15 metros de envergadura, o veículo logo se tornou a atração do local com facilidade. “Nossa visão de Mobilidade Aérea Urbana transformará o conceito de mobilidade urbana”, falou Jaiwon Shin, Vice-Presidente Executivo e Líder da Divisão de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) da Hyundai.

O veículo funciona da seguinte forma: São quatro rotores principais que giram 90 graus, fazendo com que o voo seja possível na horizontal (para a viagem) e na vertical (mais utilizado na hora de pousos ou de ganhar altura). Porém, nesse protótipo, os rotores não conseguiram levantar os 3.125 kg do S-A1 justamente por conta do mesmo estar em fase de testes e dele estar na exposição apenas para ser apresentado ao público.

Parceirias

A Uber já está presente nesse mundo de parcerias visando automóveis mais modernos e com tecnologias até então só vistas em filme. No ano passado, o aplicativo de transportes fez uma parceria com a montadora sueva Volvo, inclusive apresentando uma versão autônoma do XC90, sendo esse o início da parceria entre ambas as marcas que pretendem fabricar mais veículos 100% autônomos.

Já com a Hyundai a aliança ocorre para o desenvolvimento e popularização dos carros voadores. E para isso, não basta apenas as duas marcas estarem juntas, mas necessitam sim de uma ajuda extra. Empresas como a Embraer e a Boeing já estão auxiliando no desenvolvimento do protótipo que tem potencial para alcançar 290 km/h, voar de 300 a 600 metros e autonomia de 100 km com apenas oito minutos de carga.

Quando chega?

Não pense que você já verá um Uber voador da Hyundai em um curto período de tempo, mas também não ache que será impossível. A previsão é de que os testes já comecem esse ano e que até 2023 o serviço já esteja disponível em Dallas (Texas) e em Los Angeles (California).

Não se faz a mínima ideia de quando este veículo irá chegar ao Brasil (isso se irá vingar), mas a notícia de que um veículo voador e elétrico esta sob desenvolvimento já nos faz voltar a ter aquelas velhas imaginações dos carros voadores em perspectivas de futuro.

*Com informações da AutoEsporte, CNET e Motor1.

Kawasaki Ninja ZX-10R 2022 tem preço de R$ 97.990
Essa nova versão ganhou 10 mm de entre eixos, iluminação em Leds, pinças novas no sistema de drenagem, além do reservatório de óleo. Foram realizados também alguns...
Chevrolet quer vender mais carros elétricos ampliando rede de concessionárias
Já é um caminho sem volta, o futuro dos veículos é elétrico, tanto pela inovação tecnológica que pede baterias mais potentes, quanto pela sustentabilidade que o mercado...
Novo Citroen Jumper pode ser conduzido com CNH categoria B
Por fim, o motor que equipa o Jumper é o conhecido e premiado 2.0 Turbo Diesel BlueHDi, de 130 cv e 34,7 kgfm de torque, que assegura potência, agilidade e economia. O propulsor...
Rio de Janeiro ganha loja de seminovos da Porsche
Em São Paulo já pode se contar com essa showroom sendo a primeira a se situar no país, e agora, mais novidade do que nunca, ela irá se situar também na cidade do Rio de...
Volvo Cars se torna a primeira empresa neutra para o clima
Grande parte das empresas estão seguindo para esse ramo, em deixar os seus produtos neutros em carbono em até um médio período. Como falamos acima, não é da noite pro dia...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...