buscar
´

Hyundai cria projeto de carro articulado que encara qualquer terreno

Carros conceito sempre costumam chamar atenção por conta de suas linhas futuristas, tecnologias até então nunca imaginadas e propostas ousadas, práticas ou até mesmo bizarras para imaginarmos um veículo nestes moldes em nossas ruas.

Automóveis
4 meses atrás
Hyundai cria projeto de carro articulado que encara qualquer terreno

Os mais diversos conceitos de carros são criados pelas montadoras ao decorrer da história. Desta vez, a montadora sul-coreana Hyundai anunciou um veículo protótipo com a intrigante promessa de encarar qualquer terreno no mundo, podendo assim facilitar a utilização de veículos mesmo em qualquer situação possível.

Sobre o carro

Esqueça os moldes de um veículo convencional que você está acostumado a encontrar pela rua. O protótipo da Hyundai, denominado de UMV (Ultimate Mobility Vehicle ou Veículo de Mobilidade Elevada), vai completamente na contramão de tudo que você pensa sobre um carro.

Desenvolvido pela divisão CRADLE da marca coreana, o UMV consegue misturar um carro com um robô e com aqueles jipes utilizados em missões não-tripuladas em Marte, tendo quatro “pernas” que podem se estender de acordo com a necessidade de utilizar as mesmas.

Veículo de Mobilidade Elevada Ultimate (UMV)
Veículo de Mobilidade Elevada Ultimate (UMV)

A base do carro é de um veículo comum, claramente que com um design bem mais futurista e chamando muito mais a atenção do que um veículo convencional justamente por conta de seu estilo diferenciado e de certa forma até esquisito.

Veículo de Mobilidade Elevada Ultimate (UMV)
Veículo de Mobilidade Elevada Ultimate (UMV)

Qual seu diferencial?

Neste exato momento, você deve estar se perguntando o porquê um veículo como este, com tantos componentes estranhos, repercutiu tanto no mundo do automobilismo, mesmo sendo apenas um protótipo.

A resposta, no entanto, é fácil de ser dada. Vamos supor que estamos em um cenário de catástrofe natural, onde seja ordenada a evacuação do local e que o solo esteja completamente irregular, cheio de fissuras, obstáculos ou que esteja até mesmo nevando. Pensando em situações como essas, a Hyundai decidiu desenvolver um veículo que pudesse encarar qualquer terreno a qualquer momento, podendo assim ajudar a salvar pessoas que estão em áreas remotas.

Lembra das “pernas” do UMV descritas acima? Então, as mesmas podem ser retráteis e serem redimensionamos conforme a deformidade do solo para que o veículo continue seu caminho. Caso o principal problema seja a neve, ambas as 4 rodas do veículo irão possuir um motor, gerando tração nas mesmas, fazendo assim com que o veículo possua uma força maior durante caminhos como este.

Chegou em algum lugar onde as rodas não são suficientes para continuar o trajeto? Não se preocupe! As mesmas pernas do veículo conseguem abrir as rodas no formato de meia-lua e fazer o veículo continuar o seu trajeto caminhando até uma localidade aonde o percurso possa ser continuado através das rodas.

Ele vai existir mesmo?

Carros protótipos costumam nos fazer sonhar e imaginar utilidades nos veículos que até então eram consideradas inimagináveis. Diversos foram os modelos que já foram apresentados pelas montadoras em Salões do Automóvel, mas que nunca sequer foram cogitados na linha de produção.

Veículo de Mobilidade Elevada Ultimate (UMV)
Veículo de Mobilidade Elevada Ultimate (UMV)

No caso do UMV, assim como a grande parte dos protótipos com ideias muito radicais, não se tem uma expectativa de quando o mesmo irá ser lançado, produzido ou sequer se o mesmo irá existir de fato.

Já vimos diversos casos de veículos conceito que sofreram alterações em seu design, proposta e mais alguns outros fatores para se adaptarem a realidade da população, fazendo assim com que o projeto se tornasse viável para a linha de produção.

O que nos resta por hora é aguardar novidades sobre o futuro do UMV que, se de fato vier a se tornar uma realidade, será um dos veículos mais inovadores e seguros da história do automobilismo.

Vendas do Novo Corolla 2020 superam expectativas da montadora
A 12ª geração do veículo mais vendido do mundo estreou no País como um divisor de águas na indústria automotiva brasileira. Pela primeira vez na história, um veículo...
Jeep Compass chega como um SUV de respeito
O Jeep Compass está com a linha 2020 à venda nas 191 concessionárias da marca ao mesmo tempo em que acumula mais uma conquista, depois de ser o SUV mais vendido no mercado...
Não fez recall? Agora vai ficar registrado no documento do veículo
A nova regra começou a vigorar no dia 1 de outubro de 2019. Havendo a falta de recall no prazo de um ano, haverá uma anotação da ausência no Certificado de Registro e...
Conheça a Tarok, a nova picape da Volkswagen
Paralelamente as SUVS, o mercado de caminhonetes também vem crescendo cada vez mais no mundo. De olho nas mais diversas oportunidades desse mercado (principalmente no Brasil), a...
Honda NC 750X 2020 chega com novos grafismos
Visando ampliar sua dominância em seu segmento, a Honda anunciou a linha 2020 do modelo NC 750X, que chega ao mercado trazendo algumas alterações que podem ajudar a impactar as...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...