buscar

Honda comemora 50 anos no Brasil

A marca Honda completa 50 anos aqui no nosso País, e para essa data não passar em branco, a empresa realizou algumas homenagens comemorativas em relação a essas 5 décadas de história, inovação, tecnologia, mobilidade e praticidade.

Automóveis
1 mês atrás
Honda comemora 50 anos no Brasil

Essa homenagem ilustrativa, se dá por um vídeo realizado pela empresa, que conta com um slogan denominado como “Sonhos que Movem Gerações”, e mostram os fatos marcantes que a Honda passou aqui no Brasil, nestes 50 anos de atuação.

A campanha teve o apoio da agência Publicis, e foi baseada em mostrar grandes evoluções da empresa, além de expectativas futuras em relação a mobilidade e desenvolvimento dos veículos, equipamentos e da marca em si.

O início de uma grande marca

Em 1976 a Honda inaugurou sua primeira fábrica brasileira, a Moto Honda da Amazônia, levando para a cidade de Manaus (AM) todo conhecimento global de fabricação, qualidade de produto e visão de negócios da empresa.
Em 1976 a Honda inaugurou sua primeira fábrica brasileira, a Moto Honda da Amazônia, levando para a cidade de Manaus (AM) todo conhecimento global de fabricação, qualidade de produto e visão de negócios da empresa.

Nada como relembrar alguns fatos e conhecer como essa marca atravessou todo esse tempo com clareza, qualidade e segurança. Tudo começou então em 1971, e apesar de ela já ser conhecida em alguns outros continentes e ter conquistado o coração e a confiança de seus clientes, ela só se instalou em um escritório na cidade de São Paulo no dia 26 de outubro de 1971.

Foi aí, que a Honda Motors Ltda começou com os seus projetos e desenvolvimentos. Os primeiros veículos a serem comercializados aqui no Brasil, foram as motocicletas, que com a sua tecnologia provinda do japão, conseguiram conquistar o coração da população brasileira.

A partir daí, a empresa começou a investir na popularização das suas motocicletas, e um pouco mais a frente em 1976, foi criada a sua primeira fábrica, localizada em Manaus. Os objetivos da marca, era contribuir com o desenvolvimento socioeconômico daquele local, além de investir no treinamento de funcionários, e desenvolvimento das motocicletas e equipamentos.

Esse engate da empresa foi um sucesso, pois atualmente, o pólo localizado em Manaus, acaba sendo um dos maiores e mais representativos da marca. Lá, não acontece apenas a fabricação das motocicletas, mas sim, diversos processos industriais na criação de equipamentos, motores e motobombas, além de investir na visão de negócio da empresa.

A admiração começa na primeira motocicleta da Honda, a famosa CG, que foi planejada e produzida totalmente em solo nacional e foi a mais vendida no Brasil. Ela serve de inspiração e mostra os marcos de desenvolvimento das mobilidades sobre as suas rodas.

Esses 50 anos, tem um lugar especial no coração dos amantes da marca, e principalmente de seus motociclistas, que alguns de seus clientes, aprenderam do zero em uma moto Honda, e hoje desfrutam da liberdade e conforto que ela dá no dia a dia das pessoas.

Os automóveis da Honda

Contando com o sucesso das motocicletas e todo o seu desenvolvimento, agora nada mais que investir na mobilidade de quatro rodas. O primeiro veículo importado da Honda que desembarcou aqui no Brasil em 1992, foi o modelo Honda Accord.

A partir daí, não levou muito tempo para que os seus veículos fizessem sucesso, tudo saiu como planejado! E então foi possível montar a primeira fábrica de automóveis, que ficou localizada em Sumaré – SP, e teve a inauguração no ano de 1997.

Os clientes começaram a aumentar, e as produções consequentemente também. Portanto foram lançados pelo menos 20 modelos do novo Honda Civic, que faz sucesso até hoje. E assim, os processos foram aumentando a cada dia, e assim como as motocicletas, esse novo ramo também trouxe muito sucesso.

Os investimentos não param por aí

Não demorou muito para a empresa se consolidar também no exigente e competitivo mercado automotivo. Reconhecida por seus produtos de qualidade superior e atendimento de excelência, a Honda expandiu a atuação também no mercado de quatro rodas, inaugurando, em 1997, sua primeira fábrica de automóveis, na cidade de Sumaré (SP). A operação teve início com a produção de 20 unidades do modelo Honda Civic, então em sua sexta geração, saindo diariamente da linha de montagem.
Não demorou muito para a empresa se consolidar também no exigente e competitivo mercado automotivo. Reconhecida por seus produtos de qualidade superior e atendimento de excelência, a Honda expandiu a atuação também no mercado de quatro rodas, inaugurando, em 1997, sua primeira fábrica de automóveis, na cidade de Sumaré (SP). A operação teve início com a produção de 20 unidades do modelo Honda Civic, então em sua sexta geração, saindo diariamente da linha de montagem.

Não era apenas no ramo automobilístico que a empresa investia, mas sim em questões financeiras, apresentando projetos de Consórcio Honda, permitindo entregar milhares de seus automóveis zero quilômetros e motocicletas.

O projeto do consórcio começou no ano de 1981, cujo objetivo era fornecer meios mais fáceis de acesso entre a população e as motocicletas. Com essa iniciativa, ela serviu de muita inspiração e foi uma das marcas referências nesse ramo, onde ela obteve pelo menos 1,5 milhões de pessoas ativas.

Com esse aumento de clientes ativos no seu consórcio, metas conseguiram ser alcançadas, e ela tinha como representatividade mais de 13 milhões de suas cotas vendidas em todo o país.

Linha do tempo

  • 1971 – Começa a funcionar a Honda Motor do Brasil Ltda, responsável pela importação e distribuição dos produtos Honda no País. No início apenas motocicletas, dois anos mais tarde também produtos de força.
  • 1976 – É inaugurada a fábrica de motocicletas Honda em Manaus (AM) e nasce a primeira moto Honda “Made in Brazil” – a Honda CG 125.
  • 1981 – Nasce o Consórcio Honda para facilitar o acesso da população às motocicletas da marca. A empresa se tornou uma administradora de consórcio referência no mercado, com aproximadamente 1,5 milhão de clientes ativos e mais de 13 milhões de cotas vendidas em todo o País.
  • 1987 – Início das atividades da Seguros Honda, que já ultrapassou a marca de 1 milhão de apólices comercializadas no Brasil.
  • 1992 – Chegavam ao País os primeiros automóveis importados da Honda. O primeiro modelo que desembarcou por aqui foi o Honda Accord.
  • 1997 – É inaugurada a fábrica da Honda Automóveis do Brasil em Sumaré, interior de São Paulo. A empresa iniciou suas operações com a produção do Honda Civic.
  • 1998 – A Honda acredita que não basta oferecer produtos de qualidade e alta tecnologia. Para oferecer uma experiência satisfatória ao consumidor, é preciso garantir as condições para que os veículos sejam utilizados com segurança. Para contribuir com uma pilotagem mais segura para os motociclistas, a empresa inaugurou, em 1998, o 1º Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), em Indaiatuba (SP).
  • 2000 – Fundação do Banco Honda.
  • 2006 – Honda amplia sua presença no País e inaugura novas unidades em Recife (PE): Centro de Treinamento para a rede de concessionárias, o Centro de Distribuição de Peças e o segundo Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH).
  • 2008 – Inauguração do PowerTrain de automóveis, com foco nas atividades de fundição e usinagem dos blocos e cabeçotes dos motores.
  • 2013 – Em Manaus, é inaugurada a terceira unidade do Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH) e o novo Centro de Desenvolvimento e Tecnologia (CDT) de motocicletas.
  • 2014 – Inauguração do parque eólico da Honda Energy do Brasil, em Xangri-Lá (RS). O projeto é o primeiro do grupo Honda no mundo e do setor automotivo nacional.
  • 2014 – Em Sumaré, é inaugurado novo Centro de Pesquisa & Desenvolvimento de automóveis Honda.
  • 2015 – É inaugurada a nova sede da Honda South America, em Sumaré, no mesmo complexo produtivo da Honda Automóveis do Brasil.
  • 2019 – Inauguração da nova fábrica de automóveis da Honda em Itirapina-SP
  • 2020 – Honda alcança o marco de 25 milhões de motocicletas e 2 milhões de automóveis produzidos em solo nacional

DQR – Durability, Quality and Reliability

Desde o seu início, a Honda sempre prezou por esses três princípios: Durabilidade, Qualidade de Confiabilidade. Onde, a empresa sempre quis entregar materiais, produtos e serviços de modo exclusivo, onde o cliente pudesse ver e reconhecer esses valores.

De acordo com as notas da empresa, os propósitos da marca visam criar valores diferenciados, então atuar na praticidade do dia a dia, e facilitar a vida das pessoas, oferecendo o melhor produto, os melhores equipamentos e grandes soluções de mobilidade.

Além dessas aquisições, a Honda também mantém projetos ativos em sustentabilidade, como a criação de parques eólicos para energia limpa, metas para descarbonização com a criação de veículos totalmente elétricos, entre outros processos sustentáveis.

Por que a gasolina está custando R$ 7 o litro e o preço pode aumentar
Alguns fatores importantes estão impactando negativamente no valor da gasolina, como preço dos impostos, dólar e a desvalorização da nossa moeda. A cada dia, esses valores...
Cópia do Fusca na China irrita montadora Alemã
Novo hatch totalmente elétrico com o visual parecido com o do famoso Fusca, é lançado na China, e essa produção não agradou muito os fabricantes da grande marca VW, já que...
Conheça a moto elétrica “baratinha” da Índia
Pelo valor equivalente a 8 mil reais, a nova moto elétrica teve todas as unidades vendidas rapidamente no mesmo dia em que foi liberada para compra. Embora não tenha sido...
Novo serviço da Tesla deixa carros com direção semi autônoma e ajuda na hora de estacionar
O mais novo e avançado serviço da Testa está disponível em veículos equipados com o computador Full Self-Driving 3.0 ou superior, pelo valor mensal de US$ 199 (equivalente a...
Mobilidade descarbonizada é meta da Renault
A HYVIA vai oferecer eletrolisadores, postos de armazenagem móvel e, a partir do final de 2021, postos de recarga de hidrogênio montados em Flins, na França, disponíveis para...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...