buscar
´

Entenda o que é a octanagem do etanol, gasolina e diesel

Você sabe o que é octanagem e no que isso pode influenciar o seu carro? Para ser mais direto, essa palavra remete a gasolina e apresenta direta ligação com o motor do seu veículo.

Automóveis
9 meses atrás
Entenda o que é a octanagem do etanol, gasolina e diesel

A gasolina é derivada do petróleo que entra em combustão no motor de explosão interna do automóvel onde libera energia que faz com que o carro se movimente, logo, os motores mais potentes, necessitam de abastecimento com mais octanas.

O que é a octanagem?

Octanagem é a capacidade que um combustível tem, quando mistura se ao ar, de resistir a temperaturas altas na câmara de combustão, sem ser detonado, por isso que quanto maior a octanagem, maior resistência a detonação.

Esse tipo de combustível é indicado a motores com alta taxa de compressão
Esse tipo de combustível é indicado a motores com alta taxa de compressão

Esse tipo de combustível é indicado a motores com alta taxa de compressão, geralmente os 1.8 e 2.0. Por serem potentes, precisam de maior resistência a detonação, mais octanas, chamados de combustível Premium.

Os manuais dos carros informam se o carro necessita da gasolina Premium que, varia seu nome de acordo com a bandeira do posto.

Todo combustível com octanagem maior do que o necessário pode ser utilizado sem qualquer problema, mesmo em carros com baixa compressão como é o caso dos motores 1.0. O automóvel apenas não terá melhora alguma em seu desempenho. No caso contrário, o desempenho de um motor potente sem combustível premiu, fará perder desempenho e vai provocar o chamado barulho de “batendo pino “, haverá mais gasto de combustível pelo proprietário é provocará mais emissão de gases poluentes na atmosfera.

Como identificar a octanagem da gasolina?

O índice de octanagem é verificado a partir do funcionamento de um motor trabalhando com esse combustível e o outro com heptano e isócrono. Para aumentar a octanagem, é possível se adicionar compostos que são chamados antidetonantes (metanol, mtbe).

Por isso, verifique no manual de seu carro se ele precisa ser abastecido com gasolina Premium, ou converse com um especialista. Caso não precise, não será necessário o investimento de gasolina Premium. O combustível que tem mais octanas é o Premium, que não pode ser confundido com os aditivados.

Todo combustível com octanagem maior do que o necessário pode ser utilizado sem qualquer problema
Todo combustível com octanagem maior do que o necessário pode ser utilizado sem qualquer problema

Os aditivados somente possuem mais detergente, o que proporciona maior limpeza ao motor. Já o Premium, tem também mais detergente e mais octanas.

As gasolinas comuns tem, em geral, 87 octanas e as premium, em média 91 octanas.
A gasolina premium custa perto de 30% a mais do que a comum. Num carro pouco potente, como os modelos 1.0, okr exemplo, o desempenho não vai chegar a 10% com q utilização de uma premium , o que causaria prejuízo ao proprietário.

Também existe no etanol?

E o etanol? Você sabe quais são os benefícios do seu uso?

O etanol é renovável, limpo e autossustentável, o que confere a ele grandes vantagens. O etanol consegue reduzir em até 89% a emissão de gases poluentes, responsáveis pelo efeito estufa, quando é comparado com a gasolina.

O efeito estufa provoca o aumento da temperatura do planeta , o que provoca o derretimento das calotas polares , aumento do volume dos oceanos , maior chances de maremotos , tufões e furacões .O etanol lança menos co2 na atmosfera pois é extraído da cama de açúcar, enquanto gasolina e diesel lançam quantidades maiores de substâncias que prejudicam a saúde humana. O ozônio que é formado pelo óxido nitroso, causa irritação nos olhos. Desconforto respiratório e envelhecimento precoce.

A gasolina e o diesel possuem longas como o benzeno que é altamente cancerígeno
Acredita se que em meados desses séculos, serão extintas todas as fontes de petróleo descobertas. Já com o etanol, isso não ocorrerá. Outro grande benefício do etanol é também gerar outras fontes de energia.

*Com informações da Wiki e MundoEducacao.

BMW i3 é para quem busca uma mobilidade sustentável
O espaço interno é único e espaçoso, além de contar com elementos concebidos a partir de fibras naturais. Os bancos são feitos de 40% de pura lã virgem, e os frisos...
Novo BMW X2, tem três versões com preço a partir de R$ 215.950
O BMW X2 se enquadra na categoria dos SAC, sigla que significa Sport Activity Coupé (ou Cupê de Atividade Esportiva, em português), ou seja, é uma mistura de SUV com cupê....
Muito luxo no BMW X7
O novo BMW X7 irradia muita beleza, tem tudo e um pouco mais, promete uma experiência luxuosa ao dirigir e um interior exclusivo com muito espaço e conforto. Tudo isso pelo...
Conheça o BMW X5 e suas versões
Já o modelo X5 xDrive conta com elementos específicos de design em alumínio fosco nas placas verticais da grade do BMW, os painéis laterais e a proteção da parte inferior da...
Linha 2020 do BMW X4 M arrasa em qualquer estrada e pista de corrida
O que muda também é o freio M Sport, que possui pinças fixas de quatro pistões na frente e pinças flutuantes de dois pistões na parte traseira em azul escuro com a...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...