buscar
´

Dicas para para gastar menos combustível

Nos dias atuais com o valor altíssimo do combustível está sendo preciso economizar.

Automóveis
8 meses atrás
Dicas para para gastar menos combustível

Com algumas mudanças de hábitos ao volante é possível gastar menos combustível, evitar problemas mecânicos e ainda reduzir emissões.

Para começar é preciso estar ciente que o consumo de combustível está diretamente ligado ao estilo de direção, e consequentemente quanto mais combustível é usado, mais você estará poluindo o meio ambiente. Portanto, se você pensar na preservação do meio ambiente, você também estará economizando com seu carro. Vamos para as dicas.

Pontos importantes para a economia com seu carro

Sempre abasteça o veículo em postos de gasolina confiáveis
Sempre abasteça o veículo em postos de gasolina confiáveis

1º Acelerar excessivamente, “arrancar” rápido demais no semáforo, frear “em cima da hora” e fazer curvas fechadas com muita velocidade, gera um elevado gasto de combustível e além disso causa o desgaste do automóvel mais rapidamente. É aí que entra o primeiro princípio de reeducação ao volante.

Ao se aproximar de semáforos, preveja o tempo de parada. Se você já sabe que não terá tempo de passar “no verde”, já desacelere antecipadamente. Talvez até mesmo para evitar a parada.

2º Andar só em “primeira e segunda” no trânsito pesado gasta muito mais do que rodar na estrada, pois quanto menor a marcha, maior será o consumo de combustível. Então, pensando nisso, procure antecipar trocas de marcha em ciclo urbano, e rode com a relação mais alta dentro do possível.

Por exemplo, numa via de fluxo contínuo a 60 km/h, é possível andar em quarta marcha (e até quinta, dependendo do carro), usando no máximo 15% do acelerador. É mais econômico do que usar uma “terceira” e rotação mais alta (ainda que você esteja dentro da faixa permitida do conta-giros).

3º Use o conta-giros! Dentro da cidade, tente manter o giro do motor abaixo dos 3.000 rpm. Acima disso o carro fica com mais potência e assim mais combustível é usado. Portanto, no dia a dia, basta manter as marchas mais altas.

Por exemplo, em vez de rodar em terceira, com “sobra” de conta-giros, suba para a quarta, mas sem forçar o motor.

Ao usar essa técnica, é importante ficar atento para evitar que o carro faça muita força em rotações baixas. Ou seja, se o giro está abaixo dos 1.500 rpm e o acelerador é pressionado excessivamente, causa a injeção de muito combustível nos cilindros sem que haja rotação suficiente para lidar com a carga extra sobre os pistões a cada rotação. Quando isso acontecer você não estará economizando e sim danificando severamente o motor por falhas na lubrificação, além de estar usando muito combustível. Nessa situação, é só reduzir a aceleração e a marcha imediatamente.

4º Os pneus influenciam diretamente no conforto, consumo e segurança dos ocupantes. Então sempre confira a calibragem a cada dez dias com os pneus frios. Pressão de menos irá incorrer em gasto extra substancial. Pressão excessiva não representa maior economia, no geral. Use sempre as pressões recomendadas pelo fabricante. Ao fazer a troca de pneus, procure por “pneus verdes”, essa classe de pneumáticos utiliza compostos de borracha que reduzem o atrito com o solo, portanto, com menor resistência à rolagem, menor o consumo.

5º Sempre abasteça o veículo em postos de gasolina confiáveis, pois gasolina e etanol adulterados comprometem bastante o consumo, provocam ainda defeitos e, como consequência, aumentam a emissão de poluentes. Ao abastecer em um posto desconhecido fique bem atento ao desempenho do veículo após o abastecimento.

Não fique tentando disputar espaços carro a carro no trânsito, se você pretende economizar o melhor é seguir o fluxo
Não fique tentando disputar espaços carro a carro no trânsito, se você pretende economizar o melhor é seguir o fluxo

6º É importante fazer sempre uma manutenção preventiva, pois manter todos os componentes envolvidos com a combustão, como velas, cabos, bobinas, juntas e bateria, funcionando perfeitamente evita o desperdício de combustível. Além disso, analise a possibilidade de antecipar a manutenção do veículo, assim acaba sendo mais barato do que substituir peças quebradas.

7º Cuide bem dos filtros de ar e de combustível! Com ele em dia reduz-se o desgaste em componentes como pistões e bielas, além de reduzir o consumo de combustível. Geralmente, sua troca é recomendada a cada 10 mil quilômetros rodados.

8º Use o ar-condicionado a seu favor. Nem sempre o ar-condicionado é o vilão da história quando se fala na economia de combustível. Por exemplo, em rodovias, o ar ligado é até mais eficiente do que deixar as janelas abertas, pois o ar que entra pelas janelas empurra o veículo para trás e diante disso ele precisa de mais força para seguir em frente causando maior consumo de combustível.

9º Não deixe de usar a tecnologia que seu carro possui. Os modelos que contam com gerenciamento eletrônico do motor informam no painel um indicador de troca de marcha. Esse recurso sugere as trocas de marcha, com o objetivo de economizar combustível. Além disso, no trânsito, sempre que possível, mantenha ligado o sistema start-stop, que desliga o motor em paradas longas.

10º Um carro leve gasta bem menos combustível, então procure não carregar peso à toa, tirar do carro tudo o que for desnecessário, malas, bolsas cheias e outras compras por exemplo. Quanto menor o peso, menor o consumo.

Use o conta-giros! Dentro da cidade, tente manter o giro do motor abaixo dos 3.000 rpm.
Use o conta-giros! Dentro da cidade, tente manter o giro do motor abaixo dos 3.000 rpm.

11º Não fique tentando disputar espaços carro a carro no trânsito, se você pretende economizar o melhor é seguir o fluxo, preservando o regime de giro do motor baixo, com marchas altas.

12º Antes de sair com o veículo, planeje o trajeto até o local final, assim evita rotas longas demais, pedágios, paradas muito longas, e ainda agiliza a viagem. Para isso, existem aplicativos como Google Maps e Waze que indicam o caminho mais rápido (ou mais curto).

Carros bem mais sofisticados, como por exemplo o BMW X3e, possui um GPS (e os mapas) para pré-programar o regime de gerenciamento do motor, aumentando a eficiência do carro. No caso do modelo alemão, o carro irá reduzir a potência do ar-condicionado em um trecho de subida, por exemplo, ou atrasar as respostas do acelerador em declives.

BMW CE 04 deve ser a moto do policial do futuro
A BMW Motorrad apresentou o modelo CE 04 na Milipol Paris 2021, evento de segurança mais importante do mundo. Esse é mais um grande passo rumo à mobilidade urbana sustentável....
A eletrificação do sistema de transporte pode ser a solução sustentável que queremos
Há um ano, no lançamento virtual do Countdown Global, Monica Araya, que, entre muitas outras coisas, é bolsista ilustre da ClimateWorks Foundation, compartilhou a notícia de...
70 anos de peruas Peugeot até chegar no novo Peugeot 308 SW
A Peugeot agora anuncia o novo modelo do momento, o famoso 308 SW, que garante vir com uma silhueta única e alongada, design deslumbrante e sofisticado, e além disso, atendendo...
Conheça a nova Honda Biz 2022
Um dos modelos de motocicleta que mais tem feito sucesso nas últimas décadas é a Honda Biz. A prova disso é que ela está em produção desde 1998, quando substituiu a...
CNH Popular retorna no Ceará em 2021
O superintendente do Detran-CE, Maximiliano Quintino, considera que a oportunidade representa muito para os cearenses. “Sabemos que adquirir a primeira habilitação é o anseio...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...