buscar

BMW tem veículo elétrico muito legal pra combater incendios

Na ideia de buscar a diminuição da poluição, a Fábrica de Araquari (SC) do BMW Group Brasil adota Unidade exclusiva e customizada de Combate a Incêndio totalmente elétrica.

Automóveis
1 mês atrás
BMW tem veículo elétrico muito legal pra combater incendios

Isso faz parte do projeto da empresa de reduzindo drasticamente a emissão de CO2 até 2030.

A inspiração para o projeto veio da fábrica do BMW Group em Leipzig, na Alemanha, que possui um modelo similar. A UCI Elétrica serve para o atendimento a eventuais ocorrências dentro dos prédios produtivos de Carroceria, Pintura, Montagem e Logística e se destaca por ser compacto e acessível às áreas internas da planta de Araquari, o que lhe confere maior rapidez e eficiência de uso.

Fábrica de Araquari (SC) do BMW Group Brasil adota Unidade exclusiva e customizada de Combate a Incêndio totalmente elétrica
Fábrica de Araquari (SC) do BMW Group Brasil adota Unidade exclusiva e customizada de Combate a Incêndio totalmente elétrica

A UCI Elétrica, um caminhão, foi desenvolvida, produzida e customizada pela fabricante de modelos elétricos de carga Hitech, de Curitiba (PR), e a Mitren, de Porto Alegre (RS), esta última especializada na fabricação de veículos de combate a incêndio.

A equipe de bombeiros do BMW Group Brasil assegurou que todas as necessidades técnicas da planta de Araquari fossem atendidas. A UCI Elétrica conta com dois cilindros de pressão com 150bar, além de extintor de incêndio com capacidade para 500 litros de água. Essa configuração possibilita uma vazão d’água de 50 litros por minuto, com alcance do jato de 13 metros.

A fábrica do BMW Group em Araquari (SC) passou a utilizar um Veículo Elétrico Compacto de Combate a Incêndio, como mais um passo na direção global da empresa em garantir o futuro da mobilidade sustentável. A Unidade de Combate Incêndio Elétrica (UCI Elétrica) foi desenvolvida especialmente para a planta catarinense da marca bávara e é o primeiro modelo com essa configuração fabricado no Brasil.
A fábrica do BMW Group em Araquari (SC) passou a utilizar um Veículo Elétrico Compacto de Combate a Incêndio, como mais um passo na direção global da empresa em garantir o futuro da mobilidade sustentável. A Unidade de Combate Incêndio Elétrica (UCI Elétrica) foi desenvolvida especialmente para a planta catarinense da marca bávara e é o primeiro modelo com essa configuração fabricado no Brasil.

A Unidade também é livre de emissões sonora e de gases e está totalmente equipada e preparada para responder a vários tipos de emergência como capturas de animais, vazamentos de produtos perigosos, pré-atendimento médico e incêndios.

Depois de pronto, o veículo também ganhou placas fotovoltaicas para que possa ser carregado também com energia solar. O que garante autonomia ininterrupta de operação de 100 quilômetros.

“A Unidade de Combate a Incêndio Elétrica está em consonância com os objetivos do BMW Group de assegurar o futuro da mobilidade sustentável. Nosso objetivo é reduzir as emissões de CO2 em 80% na produção dos nossos veículos, em 40% no uso e 20% na cadeia de fornecedores, até 2030, em comparação com 2019. Por isso, fico muito feliz em ver que nosso time busca inovações e melhorias em todos os processos”, ressalta Mathias Hofmann, diretor geral da planta.

Sustentabilidade

A fábrica brasileira da marca alemã já conta com diversas ações voltadas à sustentabilidade. A redução de gastos com água e energia elétrica e o descarte de resíduos são monitorados e reduzidas a cada ano.

Desde 2016, a fábrica do BMW Group em Araquari segue em busca de reduzir seu impacto ambiental. Com isso, desde sua inauguração até o fim de 2020, diminuiu o consumo de energia em 33%, o consumo de água em 41% e a quantidade de resíduos para descarte em 87%.

Além disso, a planta recebeu a instalação de 562 placas fotovoltaicas no telhado do prédio da Montagem e Logística no início de 2021 e já conta com a utilização de energia proveniente de fontes renováveis, promovendo a redução das emissões de CO2 em suas atividades – o que rendeu a certificação I-REC, um instrumento de compensação do consumo de energia elétrica proveniente de fontes que emitem CO₂ na atmosfera.

Outro destaque no reaproveitamento e descarte de resíduos são os projetos Seal the Deal – que tem como objetivo reaproveitar resíduos de selante PVC como matéria prima inseri-los novamente na cadeia de criação de valor e o Upcycle Element, onde excedentes de material de produção são doados às mulheres de baixa renda para que elas os transformem em produtos e renda ajude famílias.

Por que a gasolina está custando R$ 7 o litro e o preço pode aumentar
Alguns fatores importantes estão impactando negativamente no valor da gasolina, como preço dos impostos, dólar e a desvalorização da nossa moeda. A cada dia, esses valores...
Honda comemora 50 anos no Brasil
A marca Honda completa 50 anos aqui no nosso País, e para essa data não passar em branco, a empresa realizou algumas homenagens comemorativas em relação a essas 5 décadas de...
Cópia do Fusca na China irrita montadora Alemã
Novo hatch totalmente elétrico com o visual parecido com o do famoso Fusca, é lançado na China, e essa produção não agradou muito os fabricantes da grande marca VW, já que...
Conheça a moto elétrica “baratinha” da Índia
Pelo valor equivalente a 8 mil reais, a nova moto elétrica teve todas as unidades vendidas rapidamente no mesmo dia em que foi liberada para compra. Embora não tenha sido...
Novo serviço da Tesla deixa carros com direção semi autônoma e ajuda na hora de estacionar
O mais novo e avançado serviço da Testa está disponível em veículos equipados com o computador Full Self-Driving 3.0 ou superior, pelo valor mensal de US$ 199 (equivalente a...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...