buscar
´

App de táxi sem motorista do Google começa a definir futuro dos transportes

Desde a chegada de empresas como a Uber, 99 Taxi e Lyft, o método de se locomover e de solicitar uma corrida seja ela por meio de carro comum ou táxi mudou por completo. Esta revolução fez até mesmo com que a população de grandes cidades repensassem a opção de possuir um veículo próprio, preterindo tal bem por conta dos altos gastos, utilizando locomoção apenas por meio de aplicativo.

Automóveis
4 meses atrás
App de táxi sem motorista do Google começa a definir futuro dos transportes

No final de 2018, a Waymo, empresa do grupo Alphabet da Google, decidiu ir além do que a Uber propôs e decidiu inovar de vez, começando a oferecer nos Estados Unidos o serviço de táxi autônomo. Sem muita propaganda, a empresa começou a oferecer aos usuários veículos sem motoristas para uma área de aproximadamente 160km na região de bairros da cidade de Phoenix, no Arizona, como Chandler, Tempe, Mesa e Gilbert, sendo que estas localidades já são utilizadas como testes de veículos autônomos desde meados de 2016.

O que buscam com isso?

A proposta de produzir receita acabou por se tornar um marco de estratégia , colocando a Waymo muito à frente de seus rivais norte-americanos, principalmente a Cruise Automation da General Motors e a Uber Technologies , que ainda não lançaram seus projetos autônomos pagos e, enquanto isso não ocorre, os mesmos estão correndo atrás dos clientes para que os bilhões investidos em tecnologia possam ser recuperados.

Waymo
Waymo

O serviço do Waymo, foi chamado de Waymo One. Para utilizá-lo, o usuário deve baixar um aplicativo, fornecer um número de cartão de crédito, como já é feito, por exemplo, com o Uber. Neste momento, um motorista humano estará ao volante, mas só fará intervenções em casos de emergência.

Quais os problemas enfrentados

Muitos obstáculos técnicos foram encontrados durante o período de testes. Por exemplo, um táxi utilizado pela Reuters mostrou-se lento e em algumas ocasiões mostrando a instabilidade do modo de condução autônoma.

Waymo
Waymo

Por mais que seja algo inovador e que demonstre um grande potencial para crescimento neste mercado, não se sabe se os clientes continuarão utilizando esse tipo de servido após não ser mais novidade. Também vale ressaltar que nos Estados Unidos, a lei que regulariza veículos autônomos ainda mostra se muito complexa, o que impede uma expansão rápida não apenas do serviço, mas como dos carros autônomos como um todo.

Como testar os veículos?

Para você ter acesso ao serviço do Waymo, ainda é necessário esperar um pouco mais, pois a empresa limita-se a poucas centenas de clientes, praticando um preço semelhante ao Uber nesta fase de teste para poder sentir o mercado.

Waymo
Waymo

Para se ter como exemplo, em uma viagem por 16 minutos percorrendo por volta de 18Km, o cliente desembolsará US$7,59 (algo em torno de 35 reais), preço este cobrado por outras empresas semelhantes, porém com um humano dirigindo o veículo ao invés do sistema autônomo.

Claro que pensar em um carro sem motorista, assusta ainda alguns usuários. Visando resolver este problema, a Waymo One pretende ir com cuidado para que esse tipo de serviço se torne mais comum para a população. Para a aceitação, é necessário primeiro a familiarização, e é exatamente isso que a empresa está fazendo com seu novo serviço.

Waymo
Waymo

A empresa tem testado seus carros há aproximadamente 10 anos, possuindo atualmente uma frota de 600 veículos disponíveis. Já foram registradas mais de 10 milhões de milhas em vias públicas em 25 cidades dos Estados Unidos.

Especialistas desse setor estimam que a Alphabet já tenha tido gastos superiores a US$1 bilhão no desenvolvimento destes veículos. Mas para a empresa, este dinheiro é um investimento a longo prazo, pois uma vez que o método de condução autônoma estiver familiarizada com a sociedade, será um caminho muito mais prático e confortável, fazendo assim com que a empresa já saia na frente dos demais concorrentes.

Vendas do Novo Corolla 2020 superam expectativas da montadora
A 12ª geração do veículo mais vendido do mundo estreou no País como um divisor de águas na indústria automotiva brasileira. Pela primeira vez na história, um veículo...
Jeep Compass chega como um SUV de respeito
O Jeep Compass está com a linha 2020 à venda nas 191 concessionárias da marca ao mesmo tempo em que acumula mais uma conquista, depois de ser o SUV mais vendido no mercado...
Não fez recall? Agora vai ficar registrado no documento do veículo
A nova regra começou a vigorar no dia 1 de outubro de 2019. Havendo a falta de recall no prazo de um ano, haverá uma anotação da ausência no Certificado de Registro e...
Conheça a Tarok, a nova picape da Volkswagen
Paralelamente as SUVS, o mercado de caminhonetes também vem crescendo cada vez mais no mundo. De olho nas mais diversas oportunidades desse mercado (principalmente no Brasil), a...
Honda NC 750X 2020 chega com novos grafismos
Visando ampliar sua dominância em seu segmento, a Honda anunciou a linha 2020 do modelo NC 750X, que chega ao mercado trazendo algumas alterações que podem ajudar a impactar as...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...