buscar
´

A mobilidade compartilhada está ajudando a melhorar a locomoção nas grandes cidades

O problema da mobilidade urbana tem sido amplamente discutido em diversos âmbitos. Um dos fatores que o influenciam diretamente é o sistema de mobilidade compartilhada, que apesar de inúmeras polêmicas não faz senão crescer diariamente, apresentando-se com alternativa em diversas ocasiões.

Automóveis
2 anos atrás
A mobilidade compartilhada está ajudando a melhorar a locomoção nas grandes cidades

Vantagens da mobilidade compartilhada

A mobilidade compartilhada é fruto antes de tudo da tecnologia, que possibilitou a existência de sistemas que funcionam em tempo real e permitem uma grande flexibilidade na comunicação entre as pessoas.

Com essas possibilidades não foi senão questão de tempo até alguém inventar um sistema para compartilhar “corridas” de carro e lucrar com isso. Fator que colaborou para o sucesso desse modelo foi o das péssimas condições do transporte público coletivo.

São muitas as vantagens do sistema de mobilidade compartilhada, entre elas a redução do número de veículos nas ruas e a consequente diminuição de congestionamento, emissão de poluentes, e tempo perdido no trânsito.

Segundo a International Transport Forum (ITF) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico ou Econômico (OCDE), a redução de quilômetros de trânsito nos horários de pico poderia ser de até 55% e a emissão de CO2 cairia em 62%.

Ter carro próprio pode até ser mais cômodo, mas com certeza também é mais caro e prejudicial ao meio ambiente, ou seja, a nós mesmos. Os serviços de mobilidade compartilhada visam a mobilidade das pessoas e não dos automóveis.

Os 10 princípios da mobilidade compartilhada

Pensando nos benefícios que a mobilidade compartilhada pode trazer para toda sociedade, o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento elaborou 10 princípios que deveriam nortear a implementação dos projetos de mobilidade urbana:

  • Planejar as cidades e a mobilidade juntas
  • Focar em mover pessoas e não carros
  • Encorajar o uso eficiente do solo e da infraestrutura
  • Engajar partes interessadas nas tomadas de decisão
  • Projetar com acesso para todos
  • Evoluir rumo à emissão zero
  • Cobrar tarifas justas
  • Gerar benefícios públicos via dados abertos
  • Promover a integração e a conectividade dos modos de transporte
  • Promover a operação compartilhada de veículos autônomos

Vácuo nesse nicho de mercado

São muitas as vantagens do sistema de mobilidade compartilhada
São muitas as vantagens do sistema de mobilidade compartilhada

Infelizmente, o transporte público brasileiro deixa muito a desejar em matéria de qualidade, e isso criou um vácuo muito grande no mercado de transporte. Isso, aliado ao avanço da tecnologia, criou uma nova oportunidade: a mobilidade compartilhada.

De fato, a incapacidade do poder público em gerir de forma satisfatória o transporte público abriu espaço para a iniciativa privada – como quase tudo no Brasil – apresentando um futuro promissor nesse sentido.

Hoje possuir o próprio automóvel não é mais uma necessidade. É só mais uma opção no meio de tantas outras. Uber, 99 Táxis, E-Moving (bike sharing) são maneiras de você deslocar-se por aí sem os gastos e manutenção de um carro próprio. Pode sair mais Barato para você e sua Empresa.

Conheça a moto elétrica “baratinha” da Índia
Pelo valor equivalente a 8 mil reais, a nova moto elétrica teve todas as unidades vendidas rapidamente no mesmo dia em que foi liberada para compra. Embora não tenha sido...
Novo serviço da Tesla deixa carros com direção semi autônoma e ajuda na hora de estacionar
O mais novo e avançado serviço da Testa está disponível em veículos equipados com o computador Full Self-Driving 3.0 ou superior, pelo valor mensal de US$ 199 (equivalente a...
Mobilidade descarbonizada é meta da Renault
A HYVIA vai oferecer eletrolisadores, postos de armazenagem móvel e, a partir do final de 2021, postos de recarga de hidrogênio montados em Flins, na França, disponíveis para...
Renault Captur 2022 segue no caminho do bom design
O Captur 2022 está num novo patamar, entre as mudanças têm novos elementos tecnológicos no para-choque, como a nova luz de circulação diurna DRL em LED que emoldura os...
A evolução dos rádios automotivos
Quem não gosta de ouvir um “sonzinho” enquanto dirige? Cada vez mais o som automotivo está ficando mais sofisticado, indo de música e informações à uma completa central...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...