buscar
´

A eletrificação do sistema de transporte pode ser a solução sustentável que queremos

Há um ano, no lançamento virtual do Countdown Global, Monica Araya, que, entre muitas outras coisas, é bolsista ilustre da ClimateWorks Foundation, compartilhou a notícia de uma campanha para combater as emissões maciças por carros, caminhões, ônibus.

Automóveis
1 mês atrás
A eletrificação do sistema de transporte pode ser a solução sustentável que queremos

Temos uma atualização emocionante que queremos compartilhar com você. Há mais de 1 bilhão de veículos poluentes em circulação. Como é possível tentar uma mudança de sistema nessa escala?

Como desenvolver o sistema de transporte na velocidade que precisamos?

Por causa da escala e da velocidade que precisamos injetar nessa transformação, temos que trabalhar simultaneamente com todos os meios de mudança. Essa é a questão principal.

Temos que nos envolver com cidades. Isso é ótimo, mas não é suficiente. Temos que nos envolver com políticos, com as próprias empresas, temos que criar coalizões de negócios e também temos que capacitar cidadãos para que eles façam sua parte.

Eletrificação do sistema de transporte
Eletrificação do sistema de transporte

Precisamos criar um espaço político para regulamentação

No fundo, sabemos que precisamos criar um espaço político para regulamentação mais rígidas para as políticas. Isso é algo que estamos fazendo agora. Em certo sentido, não são iniciativas isoladas. Mas será que todas elas se baseiam uma nas outras?

Exatamente! Considera um fabricante de automóveis. Você não vai desistir de seus lucros assim de repente.

Mas, se você ouvir muitas cidades começando a dizer que não haverá mais circulação de carros a gasolina e a diesel nas ruas, e ouvir os políticos dizendo que a vida vai ficar mais difícil para os combustíveis fósseis.

E se você ligar a TV e vir milhões de pessoas dizendo que estão com raiva dos produtos que você fabrica, e você analisar a demanda e as empresas que estão dizendo: “sabe de uma coisa? Vamos trocar. Está funcionando. Vamos economizar dinheiro”.

Todos precisam fazer a sua parte

Então, você terá que agir. Mas como você assumiria todas essas pautas ao mesmo tempo? Não podemos fazer apenas uma coisa ou esperar que uma única organização faça isso.

Eis a notícia emocionante: Um grupo de mais de 70 organizações está se reunindo, criando uma coalizão, uma campanha global chamada Drive Eletric, que já está reorganizando as coisas.

Um exemplo prático

Vamos dar um exemplo desde ano. Os parceiros dessa coalizão têm feito um trabalho incrível ao persuadir a Comissão Europeia a propor que, após 2035, não haverá mais vendas de carros a gasolina e a diesel.

Só isso era impensável há dois anos. Embora se tenha mencionado a Europa, o progresso está acontecendo da China à Califórnia, nos países entre essas regiões, inclusive os pequenos.

Eletrificação do sistema de transporte
Eletrificação do sistema de transporte

Qual a meta geral da campanha Drive Eletric?

Temos que persuadir o mundo a fazer exatamente o que acabei de mencionar e, em algumas cidades e em alguns países, podemos ir mais rápido.

A questão é que precisamos definir esses cronogramas, tornar algo normal. Digamos que, após esse ano, 2035, por exemplo, não venderemos mais carros a gasolina e a diesel, e nossa campanha funcione com todos os segmentos.

Então, digamos, ônibus em 2030, caminhões em 2040. E, se quisermos chegar lá, se dissermos que temos que estar aqui até 2035, os próprios cinco anos serão muito críticos.

A meta a ser alcançada

É isso que temos que alcançar. Temos que chegar a essa meta e a esse ponto crítico. Estamos progredindo, e isso é bom. Vamos considerar a superpioneira Tesla, que merece muito crédito.

Porém, se analisarmos nossos parceiros, desde o início, eles defenderam as próprias políticas para promover a adoção antecipada de veículos elétricos. Portanto, o tempo é tudo. Não podemos perder tempo.

Se analisarmos o progresso que estamos fazendo, ele representa apenas 1% do estoque global de carros e caminhões é elétrico neste momento. Temos que ter isso em mente.

Quando analisamos algumas projeções do setor, ainda descobrimos que, pelo menos, algumas empresas vêm muitos carros movidos a combustível fóssil no futuro delas até 2050.

A meta da campanha é acelerar isso em quanto?

A campanha do próximo ano vai acelerar isso m 20 anos. Vinte anos para fazer acontecer mais rápido. Calcula-se que essa aceleração economizará para o planeta 160 bilhões de toneladas de CO2 equivalente.

Isso representa mais do que três anos de todas as emissões pela humanidade, emissões em excesso. Mas você vai enfrentar setores com receita anual de trilhões de dólares.

Eletrificação do sistema de transporte
Eletrificação do sistema de transporte

A oposição sempre vai existir

Há oposição e, quanto mais progresso fizermos, mais oposição teremos. Por isso, dizemos que a Drive Eletric é a coalizão e a campanha mais ambiciosa já empreendida em nossa área.

Precisamos garantir que a faremos crescer, aumentaremos os parceiros e obteremos financiamento para eles, porque desempenham um papel fundamental em suas regiões, executando todas as metas.

Temos que garantir que eles consigam os recursos para trabalhar no local. Já estamos na metade do caminho para a meta bilionária. Estamos num ponto em que sabemos que essa campanha é irrefreável.

Em resumo, vamos garantir que tudo isso seja traduzido em todas essas estratégias que precisamos implantar nas regiões principais. Considerem o fato de que isso está acontecendo enquanto avançamos para a COP. Portanto, essa também é uma notícia muito boa.

O que eu posso fazer?

Mas todos podem fazer sua parte. Se você mora em uma cidade, por favor, defenda a criação e a expansão de uma zona verde em que apenas veículos elétricos sejam bem-vindos.

Se você for um cidadão, considera não comprar um carro de combustão interna. Porque não compartilhar? Compartilhe com amigos, compartilhe em suas redes sociais.

Se você for criativo, se você for influenciador, artistas, ajude-nos. Precisamos encontrar maneiras novas e melhores de contar a história. Temos que trabalhar juntos, para ir mais rápido.

BMW CE 04 deve ser a moto do policial do futuro
A BMW Motorrad apresentou o modelo CE 04 na Milipol Paris 2021, evento de segurança mais importante do mundo. Esse é mais um grande passo rumo à mobilidade urbana sustentável....
70 anos de peruas Peugeot até chegar no novo Peugeot 308 SW
A Peugeot agora anuncia o novo modelo do momento, o famoso 308 SW, que garante vir com uma silhueta única e alongada, design deslumbrante e sofisticado, e além disso, atendendo...
Conheça a nova Honda Biz 2022
Um dos modelos de motocicleta que mais tem feito sucesso nas últimas décadas é a Honda Biz. A prova disso é que ela está em produção desde 1998, quando substituiu a...
CNH Popular retorna no Ceará em 2021
O superintendente do Detran-CE, Maximiliano Quintino, considera que a oportunidade representa muito para os cearenses. “Sabemos que adquirir a primeira habilitação é o anseio...
Por que a gasolina está custando R$ 7 o litro e o preço pode aumentar
Alguns fatores importantes estão impactando negativamente no valor da gasolina, como preço dos impostos, dólar e a desvalorização da nossa moeda. A cada dia, esses valores...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...